31 de mai. de 2013

COM MILAGRE NO ÚLTIMO SUSPIRO, ATLÉTICO ESTÁ ENTRE OS QUATRO MELHORES TIMES DA AMÉRICA

O Atlético recebeu o Tijuana na noite desta quarta-feira pelo jogo de volta da Copa Bridgestone Libertadores. Após empatar por 2 a 2 no México, o Galo empatou por 1 a 1 na Arena Independência com todos os ingredientes de sofrimento e garantiu a vaga na semifinais da competição.
Foto: Bruno Cantini
Aos 47 minutos do segundo tempo, o Atlético segurava o placar do empate e após erro de passe no ataque, Leonardo Silva cometeu pênalti em Aguilar botando todo trabalho do time até agora em risco.

A torcida que apoiou, fez festa, empurrou o time durante a partida fez um silêncio ensurdecedor na Arena Independência enquanto Riascos se preparava para realizar a cobrança. O jogador do time rubro-negro realizou a cobrança no meio do gol e Victor defendeu com a perna esquerda salvando o Atlético da eliminação da competição.

Com o resultado, o Galo agora irá enfrentar o Newells Old Boys da Argentina na semifinais da competição.  A competição irá parar por 31 dias devido a Copa das Confederações no Brasil. O Atlético agora, sem Bernard e Réver, que irão servir a Seleção Brasileira, terá mais quatro rodadas do Campeonato Brasileiro antes da parada da competição nacional. O próximo adversário do Galo é o São Paulo na Arena Independência no domingo às 18:30.

Confira os detalhes dessa partida que testou o coração de todos os atleticanos a seguir:

Primeiro tempo: Atlético esbarra na forte marcação mexicana

Com a fama que o Atlético fez durante a competição com seus jogos no Horto, o Tijuana chegou com um forte esquema de marcação o qual contava com uma linha de cinco marcadores que não deixavam o quarteto ofensivo atleticano formado por Bernard, Tardelli, Jô e Ronaldinho.

Os mexicanos tinham várias formações principalmente ofensiva, o que deixou o Atlético um pouco perdido. No início do jogo, o Galo sempre, quando sai com a bola, faz uma jogada ensaiada com a bola saindo pra trás com Réver que lança o atacante Jô para fazer o pivô para os demais jogadores do quarteto. Riascos roubou a bola de Réver e chutou de fora da área acionando Victor aos 15 segundos de jogo.

Aos 14 minutos Gandolfi, após cobrança de falta, cabeceou para o fundo das redes. Porém o auxiliar assinalou impedimento anulando o gol do time mexicano. O Tijuana continuava em cima do Atlético no Horto e o gol já estava eminente. Aos 25 minutos Nuñez partiu pela direita e cruzou para Riascos na área, que de primeira, emendou no canto esquerdo de Victor abrindo o placar em Belo Horizonte. Tijuana 1 a 0.
Foto: Bruno Cantini

Minutos depois Marcos Rocha entrou na área e emendou uma bomba. Saucedo mandou para fora. O Atlético encontrava dificuldades de entrar na área do Tijuana e encontrou a bola parada como alternativa de chegar ao gol. Aos 40 minutos Ronaldinho cobrou falta pela direita e Réver tocou para o fundo das redes empatando o jogo, 1 a 1.

Segundo tempo: Atlético continuava com dificuldades e classificação virou um drama

O Tijuana voltou com uma alteração. Precisando sair em busca da classificação, os mexicanos voltaram com o atacante Fidel Martinez, o Neymar mexicano, no lugar do zagueiro Ortiz. O Atlético chegou com perigo aos 10 minutos. Marcos Rocha foi a linha de fundo e cruzou para Jô na pequena área. Saucedo tocou a mão na bola e atrapalhou o cabeceio do atacante.

O Tijuana continuava marcando bem no meio de campo. O quarteto não estava em uma noite inspirada, Ronaldinho Gaúcho pouco apareceu. Cuca sacou Bernard, que também pouco produziu na partida, e entrou com Luan.

Aos 24 minutos a defesa atleticana trombou cabeças e a bola sobrou limpa para Martinez que acionou Piceno na grande área cara a cara com o goleiro Victor. O goleiro cresceu como um gigante para cima do jogador rubro-negro e abafou o lance.

Pouco depois em cobrança de escanteio, a bola passou por toda a área e Riascos chegou atrasado. Em cobrança de falta, Arce mandou a bola no travessão. O Atlético já estava segurando o resultado conquistado em casa, mas a carga de sofrimento para o atleticano estava pouca. Aos 47 minutos Leonardo Silva cometeu pênalti em Aguilar.

Silêncio na Arena Independência era incrível. Todos com um filme na cabeça. Podia ser filmes diferentes, mas na cabeça de um atleticano naquele estádio se passava algum filme, alguns foram embora chorando antes da cobrança, outros queriam ir embora mas algo os prendia naquele estádio de futebol. Pessoas choravam, pessoas viravam de costas para não ver o lance, somente presenciar. Será que o Atlético seria eliminado? Será que a invencibilidade do Horto chegaria ao fim? Será que o sonho teria um término? Tudo isso era decifrado em um simples silêncio.
Lágrimas que podem valer uma taça? Talvez! Victor fez a defesa do pênalti que fez muitos torcedores atleticanos chorar de alegria na Arena Independência.
Riascos, que tinha tomado a bola de Arce que realizaria a cobrança sob o mando do técnico Antonio Mohamed, foi para a cobrança. Victor que nunca havia defendido um pênalti com a camisa do Atlético tinha a responsabilidade de manter a chama de um sonho de uma torcida apaixonada nas suas mãos. Mas foram os pés, para ser mais exato o pé esquerdo que deu o alívio para a torcida alvinegra.

Riascos partiu para a cobrança chutou no meio, e Victor, que já estava caindo para o lado direito, levantou a perna esquerda defendendo a bola do jogador do time rubro-negro. O Independência estava tremendo nesse momento. O Atlético segurou o resultado e se classificou, de forma dramática, para as semifinais.


ATLÉTICO 1 X 1 TIJUANA

ATLÉTICO:
Victor; Marcos Rocha (Josué), Leonardo Silva (Gilberto Silva), Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Bernard (Luan); Jô (Alecsandro). Técnico: Cuca
TIJUANA: Cirilo Saucedo; Olivier Ortíz (Fidel Martinez), Javier Gandolf, Pablo Aguillar; Juan Carlos Nuñez, Cristian Pellerano, Fernando Arce, Richard Ruiz (Marquez) e Edgar Castillo; Duvier Riascos e Alfredo Moreno (Piceno). Técnico: Antonio Mohamed

Motivo: Jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: Quinta-feira, 30 de maio
Gols: Riascos, 25min; Réver, 40min do 1ºT
Árbitro: Patricio Polic (CHI)
Auxiliares: Juan Maturana e Raul Orellana (CHI)
Pagantes: 20.988
Renda: R$ 1.771.865,00
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Victor, Leonardo Silva, Gandolfi, Pellerano
Cartão vermelho: Réver

Bruno Santana
bruno_santsouza@hotmail.com
@brunosantsouza

1 comentários

João Vitor Cirilo 31 de maio de 2013 às 11:18

Épico. Só isso.

Postar um comentário